Criar uma senha segura

Para mitigar o risco de acesso não desejado aos sistemas que você utiliza, confira as dicas nesta publicação.

Porque utilizar uma senha segura?

Atualmente, com o grande volume de informações trocadas na internet, é natural ouvir sobre uma invasão ou vazamento de dados de um determinado banco ou serviço. Grandes empresas são alvo de ataques e iniciativas maliciosas, levando ao comprometimento de informações de contato e acesso de clientes e usuários de serviços como redes sociais, e-mails, bancos e outras instituições.

Desta forma, mesmo que você tenha cuidado em não compartilhar seus dados de acesso com outras pessoas, é possível que suas informações sejam vazadas na internet, e é uma responsabilidade de todas tomar medidas para prevenir acesso não devido aos sistemas que utilizamos.

Para se proteger de estar comprometido com uma situação assim, busque seguir as dicas abaixo e proteja-se de acessos não desejados nos seus serviços eletrônicos.

Dicas para uma Senha Segura

Nomes próprios

Uma forma muito comum de senhas de baixa complexidade é a utilização de nomes de familiares próximos, como mãe, pai, filhos, cônjuges, etc. Ao evitar utilizar os nomes de pessoas próximas a você, está dificultando aos invasores conseguirem identificar sua senha e utilizar serviços que não deveriam ter acesso. Nesta categoria, também entram nomes de animais de estimação.

Datas importantes

Não utilize datas importantes para você em suas senhas, essa também é umas das primeiras opções que invasores vão utilizar para tentar identificar sua senha. Assim, evite colocar números que estejam associados à data do seu casamento, seu aniversário, aniversário dos seus filhos, etc.

Objetos/coisas muito características de seu interesse

Uma breve pesquisa nas redes sociais pode ajudar a identificar pontos de interesse sobre pessoas, como um esporte favorito, time de futebol do coração, um carro dos sonhos, uma cidade que você sempre quis visitar/morar. Para evitar que invasores possam descobrir sua senha de forma fácil, não use suas paixões na criação de suas senhas.

Outros serviços na internet

Como apontado acima, ainda que você esteja utilizando uma senha segura, se algum serviço que voc6e utiliza for comprometido, como redes sociais, site de notícias, portal bancário, conta de streamming de vídeo, etc, é possível que invasores possam tentar utilizar sua senha em outros serviços que você utiliza.

Ex.: se você usa a mesma senha em um aplicativo de compartilhamento de fotos, que sofreu um ataque e teve suas informações vazadas, qualquer outra conta que você utiliza com a mesma senha está comprometida, seja ela e-mail, sistema do trabalho, sistema de EAD, etc.

Usando uma Senha Segura

Evite utilizar em sua senha: nome de familiares próximos (mãe, pai, filhos, cônjuges, etc), datas comemorativas (aniversários, casamentos, etc), nomes de animais de estimação ou veículos próprios/cidades favoritas e não repita senhas utilizadas em outros sistemas (como seu e-mail particular ou de redes sociais). Uma senha segura deve conter:

  • Caracteres especiais
  • Números (não sequenciais)
  • Letras maiúsculas
  • Letras minúsculas
Gerenciadores de senhas

Uma dica saudável é o uso de gerenciadores de senha para criação e manutenção, alertas de vazamentos e serviços comprometidos, além de fácil preenchimento de senhas seguras em seus dispositivos (como celular e computador). Prefira soluções open-source, como TeamPass, BitWarden e KeePass.

Atualize regularmente

Para manter suas contas seguras e garantir o máximo de proteção nos serviços que você utiliza, troque suas senhas regularmente, assim, mesmo que ela seja comprometida, você consegue diminuir o risco de alguém poder explorar essa vulnerabilidade por muito tempo.